A produtora CD Projekt é mundialmente conhecida pelos games da série "The Witcher". O mais recente, "Wild Hunt" foi um dos principais lançamentos de jogos de 2015. Mas para chegar nesse patamar, o estúdio polonês trilhou um longo caminho - e os primeiros passos não foram muito diferentes dos que os desenvolvedores brasileiros começam a dar.
Durante o Brasil Game Show, UOL Jogos teve a oportunidade de conversar com Marcin Iwinski, CEO da CD Projekt e com Michal Nowakowski, membro do conselho da produtora polonesa, e pedimos a eles que conselhos dariam para quem sonha em fazer games no Brasil.
"Não há diferença entre uma pessoa talentosa no Brasil, na Polônia ou no Oriente", dizem os chefões da CD Projekt, produtora de "The Witcher 3: Wild Hunt" |
O resultado dessa conversa é uma verdadeira aula sobre divulgação e distribuição de jogos na era digital. Confira:
Não pense apenas no público local
Não pense em um game que só apele para o público local. Isso não significa deixar seus valores de lado na hora de criar um jogo brasileiro, mas busque produzir algo de qualidade e atraente para o mundo. Com a distribuição digital, se o seu game for bom, ele vai vender no Brasil, nos EUA e em todo o mundo!
Divulgue bem o seu jogo
É muito importante divulgar o jogo e você deve dar atenção para isso desde o começo do desenvolvimento. Fale com a mídia, vá aos eventos de games para marcar reuniões. Se não puder bancar uma viagem, mande e-mails para a imprensa especializada, mande o seu material. A mídia de todo o mundo adora falar de jogos!
Tenha um relações públicas
Mesmo que o seu estúdio seja pequeno, composto por poucas pessoas, um de vocês deve ser o relações públicas e cuidar de falar do jogo que estão desenvolvendo, mostrar vídeos e telas para a mídia especializada. Isso deve começar o quanto antes no ciclo de desenvolvimento.
O lançamento só acontece uma vez
O lançamento do seu jogo, seja ele via Steam Greenlight, App Store ou PS Store, só acontece uma vez. Não espere essa data chegar para divulgar o jogo! Você precisa preparar o momento com antecedência, promover o lançamento com dois ou três meses de antecedência. Não tenha medo da imprensa e não seja tímido!
Escolha bem o material de divulgação
Escolha com cuidado o que vai enviar para a mídia. Essa é uma coisa que muitos desenvolvedores indie não fazem! Gaste um tempo selecionando as imagens ou produzindo um trailer. Não adianta apresentar 100 telas reunidas ao acaso ou um vídeo aleatório. Lembre-se: Esse material é o primeiro e único contato que muita gente terá com seu jogo, então faça bonito!
Descreva o jogo de forma compreensível
Se você vai participar de um processo como o Greenlight, do Steam, descreva o jogo lá de uma forma que as pessoas vão entender. Se você escrever 50 frases com uma descrição tão complexa que nem mesmo você compreende, as chances de que ninguém entenda são bem grandes.
Acredite no seu talento
No passado, os desenvolvedores poloneses tinham receio de falar com a mídia estrangeira: uns acreditavam que os jogos que faziam eram inferiores aos dos EUA, não falavam inglês muito bem, sempre havia algum obstáculo. As novas gerações não tem esse complexo de inferioridade. Acredite: Não há diferença entre uma pessoa talentosa no Brasil, na Polônia ou no Oriente.
Fonte: Uol Jogos
Só ela já vale o preço do jogo! |
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