Conheça cinco ‘games’ que fazem uso de realidade virtual

Conheça o conceito que ganhou popularidade nos últimos anos e cinco games que o utilizam



O mundo dos videogames está prestes a ver mais uma revolução acontecer. Mas desta vez, ela não será tão ligada a joysticks ou a gráficos. O protagonista da vez é o conceito de realidade virtual, que tem atraído cada vez mais os holofotes de empresas, consumidores e da mídia. E não por acaso: a ideia de mergulhar de cabeça em um universo digital tem mexido com o imaginário das pessoas há décadas, como provam filmes como o clássico Tron .

Diversos experimentos e produtos relacionados a esse conceito já foram lançados no passado, mas nenhum deles foi muito bem sucedido – como é o caso do velho capacete Virtual Boy, lançado pela Nintendo em 1995. Mas esse cenário tem mudado nos últimos anos, e passou a ser visto até como promissor graças especialmente a dispositivos como o Oculus Rift. Desenvolvido pela Oculus VR – que hoje faz parte do Facebook –, os óculos de realidade virtual foram anunciados em 2011 por Palmer Luckey, ganharam diversas versões de desenvolvimento e protótipos e marcaram a retomada dos experimentos envolvendo essa ideia.

Em fase final de produção, o dispositivo contará com duas telas de resolução Full HD com taxa de atualização de 90 Hz. O número precisa ser alto para evitar que os usuários tenham enjoos no decorrer do uso, algo muito comum nos primeiros experimentos envolvendo o conceito de realidade virtual. O aparelho funcionará ligado a um PC, e a máquina precisará ser das mais potentes para aguentar rodar os programas compatíveis com o Rift.





A obra da Oculus VR é, de certa forma, a pioneira, mas não será a única a ocupar o ramo. A Valve, responsável pelo Steam, anunciou que entrará no páreo com seu Vive, e até a Sony, responsável hoje pelo PlayStation 4, competirá usando o promissor Morpheus. Esses três produtos dehardwares mais complexos ainda terão a companhia de outros mais simples, como o Gear VR da Samsung, que funciona com um smartphoneacoplado e já está inclusive disponível no mercado.

Mas independente da forma de funcionamento, os três aparelhos ainda não lançados chegarão com uma boa dose de conteúdo pronto para ser comprado – inclusive games . Alguns títulos já existentes ganharam ou ganharão suporte a esses óculos de realidade virtual, como é o caso do jogo de corrida Project CARS . Outros, porém, serão exclusivos para esses novos dispositivos. Listamos a seguir cinco dessas obras, que provavelmente chegarão junto com o Oculus Rift, no começo de 2016. Confira a seguir.

EVE: Valkyrie



Velha conhecida de quem é fã de jogos espaciais, a franquia EVE tem um dos jogos online mais complexos e antigos ainda em funcionamento: EVE Online . E o game logo ganhará a companhia de outro projeto ambicioso dentro da série. Valkyrie foi anunciado em 2012, e desde então vem sendo utilizado para demonstrar o potencial do Oculus Rift. O título é um simulador espacial que coloca você dentro de uma nave, com a qual deverá viajar pelo universo para lutar em diversas batalhas contra outros jogadores. EVE: Valkyrie deve sair junto com o Rift, no começo do ano que vem, e já tem vídeos de gameplay – de sua versão de testes – disponíveis no YouTube. Uma versão para o Morpheus, da Sony, também está nos planos.

Chronos



Carregado de elementos típicos da franquia Dark Souls , Chronos coloca o jogador no comando de um jovem que precisa fugir de um enorme labirinto – que obviamente está repleto de monstros. Para sobreviver, o personagem conta apenas com uma espada, um escudo e a própria inteligência, e cada morte o leva de volta ao início do mapa e o faz envelhecer um ano. Dada a dificuldade do game , é provável que alguns jogadores não consigam terminar a história com o protagonista em sua idade original, mas sim com um ancião capaz de manipular mágica.Chronos ainda não tem data de lançamento oficial, mas deve sair para o Oculus Rift e tem um trailer disponível.


Edge of Nowhere



Ambientado em um território congelado, Edge of Nowhere parece uma mistura dos games Lost Planet – graças à ambientação – e Tomb Raider – pela parte das aventuras. O protagonista é, aparentemente, parte de uma equipe de resgate, que parte rumo à Antártida em busca de uma expedição perdida. Mas a missão acaba por levá-lo a um lugar desconhecido e surreal, e ele precisará se virar para não ter o mesmo destino de quem foi procurar. A data de lançamento do game não foi confirmada, mas ele deve sair apenas para o Oculus Rift. Assista ao trailer.


VR Sports Challenge



Que tal ser esportista e jogar hóquei sem ter que sair da sala de estar? Pois é essa a aparente ideia de VR Sports Challenge , uma coletânea de games de esportes que junta, além de hóquei, o futebol americano, o beisebol e o basquete. A proposta do título é colocar o jogador dentro da quadra (ou do campo) e fazê-lo se movimentar com a ajuda dos joysticksque deverão acompanhar o Oculus Rift – a única plataforma para a qual o jogo deve ser lançado. Como os anteriores desta lista, VR Sports Challenge ainda não tem data de lançamento confirmada, mas dá para ver um pouco do game em ação em um vídeo da próprio Oculus e também assistir a uma entrevista do estúdio Sanzaru Games ao site especializado VRFocus.

Rock Band VR



Outro título para Oculus Rift, a versão em realidade virtual de Rock Band foi anunciada durante a premiação The Game Awards com um vídeo inusitado. No clipe, desenvolvedores do dispositivo de realidade e dogame musical interagem com a banda Dragonforce, que os ensina como agir em cima de um palco. E parece ser mais ou menos essa a ideia dogame : fazer o jogador se sentir em uma apresentação ao vivo, mas não como um mero espectador. O jogo deve sair em algum momento em 2016, mas já dá para vê-lo em ação neste vídeo.

Fonte: Games Terra


Share on Google Plus

About ZeoN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário