O chefe de marketing da Sioux, Danilo Parisi, afirma que essa popularização dos celulares é devido as características dos aparelhos móveis.
— Podemos atribuir a popularidade dos games mobile a dois pontos: o primeiro é que na plataforma móvel as pessoas têm um acesso mais fácil aos games. Você tem celulares e tablets de todos os preços, então é possível democratizar a plataforma. O segundo motivo é que hoje as lojas oferecem uma gama de jogos muito grande, para todos os gostos.
Crescimento do público feminino
O público é variado. Quase 57% dos jogadores são homens, contra 47% das mulheres. Aliás, o público feminino cresceu.
— Existe uma mudança significativa principalmente com o perfil feminino. Na pesquisa de 2013, as mulheres representavam 41% dos jogadores, agora é 47%.
A analista de laboratório Leila do Nascimento faz parte deste cenário. Já há cinco anos ela utiliza o celular e o tablet para se distrair com games.
— Eu gosto de jogos que têm uma certa dificuldade e que exigem um raciocínio para avançar nas fases. A maioria dos meus colegas no Facebook jogam. Se tenho 300 amigos, pelo menos 250 jogam os mesmos games que eu.
Essa rede de jogadores é um dos fatores que contribuem para a popularidade dos games. Além disso, jogos casuais, em que a jogabilidade não é muito complexa, também são os mais procurados, conforme explica Parisi.
— O ambiente social é muito importante, porque em muitos desses jogos você acaba interagindo com outras pessoas, e a simplicidade na maneira de jogar facilita muito a adesão de novos jogadores.
Adeus, console?
Por outro lado, de 2013 para 2015 caiu em cerca de 10% o número de pessoas que costumam jogar games em consoles. O fisioterapeuta Daniel Bernardo já trocou o videogame pelo celular. Para ele, a praticidade foi um fator decisivo.
— Na maior parte do tempo prefiro jogar pelo celular, já que é mais prático e não fico preso a somente um ambiente, além dos jogos nos celulares serem um pouco mais simples. Mas ainda assim, jogo no videogame às vezes, não tanto quanto antes.
Nos últimos três anos, a plataforma mobile se tornou maior que a de videogames. No ano passado, o mercado de jogos arrecadou US$ 1.4 bilhões (cerca de R$ 4 bilhões), sendo 50% desse valor proveniente do setor de jogos para plataformas móveis. Para Parisi, a previsão para o mercado de jogos mobile nos próximos anos no Brasil é positiva.
— A expectativa é que o Brasil chegue em pouco tempo no top 3 dos maiores mercados de game do mundo. Temos um potencial de crescimento muito grande.
Fonte: R7
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