Aos 28 anos, Thiago é engenheiro civil em Cuiabá, Mato Grosso. Mas, ao vestir uma máscara de hóquei estilizada, ele se torna um dos youtubers de games mais famosos do Brasil, o Zangado, seguido por milhões de fãs que acompanham suas jogatinas e também pedem conselhos para o "tio", como ele é chamado de forma carinhosa pelos seguidores mais jovens.
Mas será que um dia o Zangado vai aposentar a máscara e seguir a vida apenas como Thiago, o engenheiro? "O tempo passa", diz o mascarado em entrevista ao UOL Jogos. "Hoje é o YouTube, mas a internet gira o tempo inteiro, os interesses das pessoas mudam".
"Hoje eu estou focado em fazer o que sempre quis, estou deixando minha marca, escrevi um livro. Mas você precisa entender que tudo tem o seu tempo. Mas eu não vou fazer as coisas pensando no final. A gente sente quando o tempo está passando e aí é a hora de parar".
Além do YouTube e da biografia, Zangado ainda planeja estrelar um game. "Mas isso vai ficar para o ano que vem", explica.
Moda no mercado literário, as biografias de youtubers, vários bem mais jovens do que o cuiabano, são sucesso de venda com o público jovem. No livro "Zangado: O que é ser um gamer e como me tornei um", da editora Leya, o autor conta a trajetória da infância e adolescência nerd na capital do Mato Grosso, relembra os tempos de faculdade e como descobriu no YouTube e nos games uma válvula de escape para as frustrações da vida.
Colocar no papel os desentendimentos com o pai, as piadas dos colegas de escola (após cursar a 1ª e a 2ª série ao mesmo tempo, Thiago se tornou para sempre o aluno mais novo e menor de todas as salas de aula por onde passou) e outros problemas típicos de uma adolescência "nerd" não foi tarefa fácil.
"A cabeça do ser humano funciona de uma forma estranha", explica Zangado. "Você tem dias perfeitos que você não lembra, mas se te aconteceu algo ruim quando você tinha seis anos de idade, você se lembra para sempre, em todos os detalhes".
Para Zangado, abordar essas lembranças é uma coisa chata, mas necessária. "Preciso falar disso. Algumas pessoas vão se identificar, simpatizar comigo. Outras podem pensar em como eu consegui superar isso".
"A molecada comenta comigo: Nunca li um livro na vida, tirando os da escola, e vou ler o seu. Está estimulando um leitor mais jovem", aponta o youtuber. "Eu espero que esse livro seja uma porta para você ter vontade de continuar lendo, de comprar outros livros, é o que eu digo para eles".
FONTE: Uol
"Sou Gamer não porque tenho uma vida, e sim porque decidi ter várias" |
0 comentários:
Postar um comentário