Gerente de E-Sports da Riot Games fala sobre envolvimento de jogadores profissionais no Elojob


As vésperas da final do campeonato brasileiro de League of Legends, o CBLOL 2016, falamos com Fabio MassudaGerente de eSports da Riot Games sobre o envolvimento de jogadores brasileiros com o elojob, prática em que um jogador recebe dinheiro para jogar em outras contas e subir elas de nível.
A empresa, que mantém uma equipe exclusiva para cuidar do assunto, deixou claro que a questão é séria e tratada como prioridade, mas que antes de tudo o foco deles é manter a discrição e preservar os envolvidos, evitando uma "caça às bruxas" generalizada.

Caso RED Canids: Jogador sabia do banimento por elojob
O elojob aparece mais quando acontece com jogadores profissionais. Este foi o caso da RED Canids, que com uma partida decisiva dentro do campeonato e claros problemas na sua line-up, buscou no cenário brasileiro um "salvador" e anunciou a contratação de Daniel "Daniquest" Cerruti, que foi cancelada após a organização ser informada pelaRiot Brasil que o jogador estava suspenso por elojob.


Nesta situação, a questão é se faltou transparência por parte do jogador durante as negociações, pois conforme declarou Fabio Massuda o jogador é comunicado sobre qualquer punição: "Obviamente esperamos que, se o jogador já sabe que está suspenso do League of Legends, informe a equipe que queira contratá-lo. Imaginamos que seja uma relação pautada em transparência".

Ainda sobre este caso, outra dúvida que surgiu foi como uma organização pode se garantir na hora de contratar um jogador. Para isso, Massuda explicou: "toda vez que uma equipe quer inscrever um jogador, seja no início ou ao longo da competição, a equipe manda para nossa aprovação sua inscrição. Neste momento, a gente tem uma conversa aberta com a equipe sobre a existência de algum tipo de suspensão ou punição".

Questionado sobre o que poderia ter acontecido com a RED, ele foi taxativo: "A gente não comenta um caso especifico, mas foi averiguado que ele tinha cometido infrações e quando a RED Canids tentou inscrevê-lo a gente simplesmente impediu esta inscrição. Não aceitamos por causa disto".
Em outras palavras, ele explicou que o que houve foi uma antecipação da organizaçãoem anunciar o jogador antes de ter uma posição final sobre a inscrição do mesmo, o que prejudicou não só a RED, mas o próprio jogador que teve que tornar público seu banimento.



Como a Riot vai punir os jogadores divulgados pelo hacker H3ls1ng de praticar elojob?

Na conversa, aproveitamos para esclarecer sobre as listas de jogadores denunciados como praticantes de elojob, feitas através do Twitter pelos hacker H3ls1ng e como isso é tratado dentro da Riot Brasil, questionando inclusive se ele ganhou algo para fazer isso, numa espécie de "delação premiada"Massuda ressaltou que isso é uma prática que fere todos princípios do jogo e complementou: "Não existe um programa de delação premiada. A gente espera que um jogador, seja ele profissional ou amador, no interesse de preservar a comunidade como um todo, venha e denuncie".

Muito preocupado em ressaltar que todo o processo é confidencial entre Riot e jogador, ele ainda deixou deixou claro: "A gente investiga ativamente este tipo de coisa. O que todos só percebem nestes casos, pois há uma diferença quando um jogador esta dentro do cenário de eSports. Neste caso, a gente tem o dever público de informar que o jogador está suspenso do cenário. Mas a gente faz esta investigação, e mesmo que seja um jogador que não está no cenário profissional, ele recebe todos os tipos de punições, porém a gente não divulga, preservamos a imagem de todos".

Mesmo sem fazer uma "caça às bruxas", a Riot Games deixou claro que é um processo constante e evitou dar mais detalhes justificando "Temos processos internos que também gostamos de preservar para que eles sejam cada vez mais eficientes".

Vale ressaltar que a prática de elojob é ilegal para a Riot e prejudica toda a comunidade. Para quem joga bem e sonha em se tornar profissional um dia, é importante avaliar bem as consequências, pois pode não parecer, mas a Riot está de olho em todos.
Fonte: ESPN
Share on Google Plus

About ZeoN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário