Final Fantasy XIII - jogo da geração passada mas que mostra com sua força e jogabilidade os rumos em que a franquia esta seguindo e tendo em vista que logo teremos o lançamento do FFXV, acredito que seja a hora certa de falarmos do jogo aonde somos introduzidos a uma das mais belas damas da franquia, que de frágil não tem nada, uma Girl Power total, sim estamos falando da personagem e modelo de revista Lightining.
História
Final Fantasy XIII se passa no mundo de Gran Pulse (frequentemente chamado de simplesmente Pulse). Flutuando acima de Pulse está uma enorme esfera artificial chamada Cocoon, que é controlada pelo governo teocrático conhecido como Sanctum. Os dois mundos são controlados pelos fal'Cie, seres com poderes quase divinos. Os fal'Cie de Cocoon são responsáveis por manter o mundo flutuando, além de prover luz e água para seus habitantes. Cada fal'Cie cuida de uma tarefa específica. Os fal'Cie possuem a capacidade de marcar como servos os humanos que vivem tanto em Gran Pulse como em Cocoon. Essas pessoas são chamadas de l'Cie, são marcadas com um símbolo representando um dos dois mundo e recebem um "Foco": uma tarefa que precisam completar. Se o l'Cie completar sua tarefa em tempo, ele é transformado em um cristal e, de acordo com a lenda, ganha vida eterna; caso falhe ele se torna um monstro chamado Cie'th. Não é dito explicitamente aos l'Cie qual é o seu Foco, com eles ao invés disso recebendo visões que devem interpretar o significado.
Uma batalha entre Gran Pulse e Cocoon chamada de Guerra da Transgressão ocorreu centenas de anos antes dos eventos do jogo. Os l'Cie de Gran Pulse conseguiram abrir um enorme buraco em Cocoon durante o combate. Os l'Cie eventualmente completaram seu Foco e foram transformados em cristais. O buraco foi tapado com material tirado de Gran Pulse e os cidadãos de Cocoon viveram desde então com medo de uma nova invasão; esse medo foi utilizado pelo Sanctum para se manter no poder. O Sanctum supervisiona dois ramos militares: o Corpo de Guardiões, responsável por manter a ordem em Cocoon, e a PSICOM (Comando de Inteligência e Segurança Pública), as forças especiais encarregadas de lidar com quaisquer ameaças relacionadas com Gran Pulse. Os fal'Cie deram tecnologia avançada aos humanos, incluindo aeronaves e criaturas mecânicas, com uma forma de magia também existindo. A magia é normalmente apenas acessível aos fal'Cie, aos l'Cie e a vários monstros que habitam os dois mundos, apesar de substâncias químicas destiladas poderem ser utilizadas por humanos normais para ganhar acesso a alguns poderes.
Jogabilidade
No jogo podemos andar/andar rápido (depende o quanto de pressão colocamos no analógico.) Entrar de modo furtivo para efetuar golpes de oportunidades no inimigo. Na tela de combate podemos mudar função de cada membro de equipe, atacar rápido (o jogo escolhe os "melhores" golpes automaticamente) , Ataque (aonde você seleciona o que deseja usar.), utilizar itens. Você pode andar com um grupo de 4 pessoas aonde o quarto personagem pode servir de reserva caso no meio do capitulo você precise de uma função específica.Existem 6 Classes de personagem: Command, Ravager, Saboteur, Sentinel, Synergist, Médico. Cada um com seus pontos fortes e fracos, com potencial quase que ilimitado.
Como funciona?
O jogo, assim como em toda série, é baseado em turnos a partir de uma barra de ação, enquanto essa barra de ação não esta completa o personagem não pode efetuar nenhum movimento, ficando assim desprevinido. O sistema de paradigmas serve para que você possa equilibrar a batalha em momentos chaves, por exemplo, um personagem sabotador pode facilmente diminuir as resistencias do personagem adversário, enquanto um sinergista pode aumentar as forças do seu grupo facilitando batalhas de maneira única e diferenciada. O personagem de comandante (light) normalmente são os que definem os alvos atacados, sempre que um personagem comandante do time atacar um personagem X todos os outros atacaram/darão debuff no mesmo. Você apenas controla personagem que seja líder da party, os outros personagens se utilizam de I.A para efetuar seus movimentos, o que muita das vezes prejudica os movimentos Staggers que enfraquecem e muito a defesa do inimigo e que causa paralisia no mesmo.
Para subir de nível será necessário Grindar em busca do tão sonhado crystarium, que seria mais ou menos o XP ganho por batalha.
Classes
As classe ou paradigmas como eu disse anteriormente são divididos em 6 :
Comando: Que seria um personagem focado em dano elemental constante e forte. Sem contar que ele ajuda os personagens a alinharem no personagem quem dar dano.
Ravager: São personagens de alto dano BURST mas que demoram a recarregar, são ótimos para aplicar Stagger.
Saboteur: São personagens que aplicam debuff no personagem inimigo... Só isso mesmo.
Sentinel: São personagens que tem alta defesa e que chamam todo o dano para si, no caso SNOW é um personagem Sentinela perfeito, seu dando base elevado e seus skills defensivos fazem dele um personagem inderrubável.
Synergista: São personagens focados em dar buffs aos personagens aliados... Só isso mesmo.
Medic: São personagens focados em dar vida aos aliados e evitar envenenamentos. Normalmente sua Party terá um medico e um sentinela.
Problemas
Um dos maiores problemas desse jogo se da pelo fato dele ser dividido em duas mídias e meu console ler apenas jogos disponíveis no disco rígido. Então enquanto tento emular a segunda mídia o X caixa acaba por desligando e não emulando a segunda parte do disco, o que me obrigou ir na casa de um amigo terminar o jogo com algumas modificações de personagens que me deixou um pouco chateado.
Mas tirando isso o jogo trás um grafico lindo para a geração, uma jogabilidade fluída e diferenciada dos outros jogos que eram FULL espera e não modo ATB (Barra de energia para efetuar golpes) Dando assim um dinamismo diferenciado para o jogo.
E o jogo acima de tudo precisa de um preparo diferenciado para você ver todas as cutscenes para entender a história do jogo, então:
NOTA FINAL PARA FINAL FANTASY XIII É:
"É um jogo extremamente preparado para te agradar, ao mesmo tempo que te deixa anscioso pelo que vem pela frente." |
0 comentários:
Postar um comentário