A Nintendo realizou seu primeiro grande passo no mundo dos smartphones ao lançar Miitomo em 31 de março no Ocidente (no Brasil, ainda não está disponível oficialmente). Miitomo não é exatamente um game, mas um aplicativo social que permite conversas divertidas entre amigos. Este é o primeiro de cinco aplicativos que a Nintendo planeja lançar para smartphones até março de 2017. O IGN conversou com Bill Trinen, gerente de marketing da Nintendo, para entender mais sobre Miitomo e o futuro da empresa japonesa no ramo dos celulares.
1. A Nintendo tem planos gigantescos para Miitomo
“Nosso time de desenvolvimento está observando de perto como o game se sai neste lançamento", disse Trinen. “Eles têm muitos planos para trazer atualizações. Provavelmente, eles vão começar a ver como as pessoas estão usando Miitomo e como elas interagem por meio dele. Mas acredito que eles estão buscando trabalhar em algumas coisas diferentes que poderão fazer o título crescer ao longo do tempo."
“Certamente, algumas das atualizações serão novas roupas e novas versões do minigame que dá novos itens, que você joga gastando 'tíquetes' do jogo. Você até pode ver as atualizações para as perguntas que são feitas para você dentro de Miitomo. Mas também acho que eles criarão novidades a longo prazo, com atualizações maiores que podem trazer novos conteúdos e experiências".
2. Miitomo foi criado pelo produtor da série Metroid
Ao ser perguntado sobre o time que cuida de Miitomo dentro da Nintendo -- afinal, o app foi desenvolvido pelo estúdio DeNA --, Trinen não quis entrar em muitos detalhes. Contudo, ele acabou revelando que Miitomo foi criado pelo grupo principal de desenvolvimento de Tomodachi Life, sob a supervisão de Yoshio Sakamoto. Para quem não se lembra, trata-se de um dos principais desenvolvedores da equipe de criação do aclamado Super Metroid, clássico do Super Nintendo de 1994.
O currículo de trabalhos de Sakamoto é bastante eclético. Ele também trabalhou na versão para fliperamas de Donkey Kong Jr., criou WarioWare e Rhythm Heaven e fez Tomodachi Life para o Nintendo DS, além de supervisionar os jogos 2D da série Metroid.
3. O novo programa de fidelidade da Nintendo ainda não premia por compras físicas... Ainda
“Inicialmente, o foco está no digital", disse Trinen, sobre o recém-lançado programa de fidelidade My Nintendo. “Mas nós temos muitas ideias para o que podemos disponibilizar para compras físicas ou para interações no mundo real. Eu acho que vamos continuar a dar bastante atenção ao My Nintendo e em como podemos fazer esse programa de fidelidade crescer. O que estamos tentando fazer é enquadrar diversos tipos de recompensas relacionado a como as pessoas se relacionam com os produtos da Nintendo".
4. O novo programa de recompensas da Nintendo tem três moedas diferentes -- e elas podem expirar
O My Nintendo foi lançado junto com Miitomo, e permite que os consumidores recebam três tipos de moedas que garantem descontos futuros na compra de softwares digitais. É possível ganhar as moedas de platina temáticas do Miitomo ao completar missões diárias (como ouvir dez respostas de seus amigos ou conectar a conta de Miitomo em redes sociais como o Twitter e o Facebook). Também dá para ganhar moedas de platina "normais" ao completar outros tipos de missões, como conectar-se na loja virtual eShop uma vez por semana. Finalmente, há as moedas de ouro, que são recebidas ao comprar games ou softwares em formato digital. Essas moedas podem ser trocadas por recompensas, mas têm tempo limitado: o usuário tem até 30 dias para utilizá-las
5. Os planos futuros da Nintendo para celulares não mudaram
Tatsumi Kimishima, o presidente da Nintendo, deixou claro que Miitomo e o My Nintendo são iniciativas importantes para o futuro da empresa -- além disso, ele confirmou que o segundo aplicativo da empresa será um jogo com um dos personagens mais conhecidos da Nintendo. Perguntamos para Trinen se ele pode explicar um pouco melhor quais serão estes planos.
“Eu não posso entrar em muitos detalhes além de dizer que Miitomo é uma dessas experiências", disse. "Ele é muito mais uma ferramenta de comunicação do que um game. Assim que chegarmos perto do lançamento dos próximos aplicativos, você verá outro tipo de experiências que vão parecer muito mais o que você tem na memória do que é um jogo da Nintendo. Acredito que essa é a chave do que estamos fazendo no mercado mobile, que é ser diferente de tudo o que já oferecemos em nossas plataformas dedicadas de jogos."
Trinen ainda confirmou que os planos iniciais da Nintendo no mercado não mudaram, e que todos as propriedades intelectuais da empresa e seus respectivos personagens estão disponíveis para entrar de cabeça no mundo dos smartphones. Ele disse que a empresa considera os celulares como áreas importantes nas quais a Nintendo pode alcançar um grande público que não possui um Nintendo 3DS ou um Wii U. Em resumo, o principal objetivo da empresa japonesa é localizar esse público e colocá-lo em contato com seus produtos e personagens.
Fonte: IGN
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"Tantos Marios, mas apenas uma Legenda: Eu tenho medo." |
Nota: Já havia sido uma visão do dono da Playstation, só agora que a Nintendo deu conta que celulares são a maneira mais fácil de conseguir o dinheiro das almas dos Nintendistas.
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