Parabéns!!! hoje faz 30 anos de Super Mario Bros


O genial design de fases é uma das características mais importantes e marcantes da franquia Super Mario. Sem a inteligência, simplicidade e valor nostálgico que os levels de cada um de seus jogos maravilhosos nos oferecem, talvez não sentíssemos tanto carinho pelo encanador bigodudo que continua firme e forte, pulando por aí há 30 anos e nos enchendo de grandes lembranças.

Escolher as nossas fases favoritas de todos os jogos da franquia Mario é uma tarefa árdua e ingrata. Não há jogo do mascote sem pelo menos uma fase divertidíssima, encantadora e absolutamente inesquecível. Então, caso um de seus estágios favoritos não esteja em nossa lista, lembre-se: também sofremos bastante para fazer as escolhas a seguir.

Mas você pode, como sempre, deixar seu pitaco na sessão de comentários. Qual é a sua fase favorita do Mario? Conte para a gente! E aqui estão as nossas dez fases inesquecíveis estreladas pelo bigodudo.


Mount Must Dash - Super Mario 3D World (2013)

O mais recente jogo de plataforma do Mario tem dezenas de fases divertidíssimas, mas Mount Must Dash é uma das quem melhor aproveita a melhor característica de Super Mario 3D World: a curtição em quatro jogadores.

Fazendo uma homenagem honesta aos games da franquia Mario Kart, esse level permite que você aposte corrida com seus amigos para ver quem é o mais rápido de todos. Não pare para pegar as estrelas, ou você fica para trás.


Freezeflame Galaxy - Super Mario Galaxy (2007)

Você gosta mais de fases do gelo ou de fases do fogo? Eu gosto mais de fases do gelo e mais de fases do fogo, então a Freezeflame Galaxy de Super Mario Galaxy é um sonho de criança que se tornou realidade, misturando os dois tipos clássicos de estágios em um lugar só. Mas pode isso, Arnaldo? É claro que sim. Graças ao inteligentíssimo design de fases de Galaxy, os dois elementos opostos conseguem se misturar perfeitamente -- isso mesmo, nada derrete ou congela sem necessidade.


Pinna Park - Super Mario Sunshine (2002)

Super Mario Sunshine é um jogo um tanto incomum que tentava inovar a jogabilidade do Mario através daquela geringonça estranha de atirar água. Independente disso, o game para GameCube tem algumas fases simplesmente sensacionais, e Pinna Park deve ser a mais divertida entre elas. Trata-se de um verdadeiro parque de diversões em que nosso encanador pode relaxar um pouco e curtir montanhas-russas, rodas-gigantes e outros brinquedos insanos, além de lutar contra uma versão enorme e mecanizada de Bowser.


Kamek's Revenge - Super Mario World 2: Yoshi's Island (1995)


Outro jogo um tanto incomum do nosso encanador bigodudo favorito, em Yoshi's Island você controla os dinossauros coloridos e fofos de Super Mario World em vez de Mario, que ainda é um bebê bastante irritante na época da aventura. Apesar de ser tão diferente, esse jogo tem fases incríveis e muito desafiadoras. Kamek's Revenge é apenas uma delas. Após um começo extremamente difícil, o Yoshi pode relaxar curtindo um relaxante passeio de esqui pelas montanhas antes de se transformar em um... helicóptero (?!) e sair voando por aí. Empolgante e bem louco.
Tick Tock Clock - Super Mario 64 (1996)
Este é um gigantesco quebra-cabeças que começa mesmo antes de você entrar na fase, já que a velocidade e o ritmo das plataformas muda de acordo com o horário em que você atravessa o portal -- ou melhor, um velho relógio de parede no castelo da princesa Peach. Tick Tock Clock se aproveita da verticalidade e dos ângulos de câmera como em raros momentos da série Mario. Isso faz dela muito difícil, mas muito recompensadora também. O estágio aproveita diversos elementos de jogabilidade que só são possíveis em Super Mario 64, o primeiro game realmente tridimensional do herói, e é esse design inteligente que faz esta fase garantir espaço entre as nossas favoritas.

Tubular - Super Mario World (1990)
Tubular é uma das fases mais detestáveis, irritantes, revoltantes e destruidoras de controles na parede de toda a franquia Mario. E por isso ela merece um lugar de destaque na nossa lista. Se você jogou Super Mario World, provavelmente lembra do sofrimento que foi atravessar dessa fase em que não há chão e é preciso apelar para bexigas ou Yoshis azuis (voadores) para sobreviver. Apesar da dificuldade absurda, essa era uma fase muito bem pensada que nos fazia gritar de alegria quando finalmente conseguíamos superá-la (mas antes disso, arremessamos muitos joysticks na parede).

Grandmaster Galaxy - Super Mario Galaxy 2 (2010)
Grandmaster Galaxy, a última série de fases de Mario Galaxy 2, coloca à prova tudo o que aprendemos ao longo do jogo para Wii. Mas mais do que isso, ela desafia também a habilidade que adiquirimos durante todas as nossas vidas jogando games do Mario. Essa galáxia tem simplesmente de tudo. Em certos momentos, precisamos do Yoshi; em outros, de alguns figurinos especiais do encanador; e na maioria dos casos, precisamos aliar isso com a nossa habilidade em jogos de plataforma 3D. A trilha sonora maravilhosa também colabora para construir o emocionante clima de desafio nostálgico.
World 8 Airships - Super Mario Bros. 3 (1988)
Antes de encarar os chefões de cada um dos mundos de Super Mario Bros. 3, era preciso atravessar o navio voador de cada um dos filhos do Bowser. Essas eram fases desafiadoras, mas nenhuma delas era tão tensa, ameaçadora e exigente quanto o último dos barcos, antes de encarar o nosso bom e velho lagartão punk. A Airship do mundo 8 era tão difícil e massacrante que muita gente preferia atravessar ela voando, usando o item P-Wing que deixava seu medidor de voo no máximo durante a fase toda. Sem esse item, você precisava encarar uma chuva absurda de projéteis enquanto tentava não cair no abismo negro abaixo de você.
Shifting Sand Land - Super Mario 64 (1996)


Foi sofrido escolher nossa fase favorita de Super Mario 64, porque todas elas são memoráveis de uma forma ou outra. No fim das contas decidimos por Shifting Sand Land porque ela tem praticamente tudo o que faz da primeira aventura 3D do mascote inesquecível. Quer voar com aquele chapéu especial? Nessa fase você pode. Esquiar na concha de um Koopa Troopa? Também. Encarar puzzles assassinos e um chefão dentro de uma pirâmide cheia de mistérios? Também. Shifting Sand Land pode não ter o poder nostálgico de Whomp's Fortress ou Cool Cool Mountain, mas tem em seu design todos os elementos que faziam de Mario 64 um jogo tão marcante e definitvo.
World 1-1 - Super Mario Bros. (1985)


A fase que começou toda essa aventura inesquecível que já dura três décadas não poderia ficar de fora da nossa lista. Ela é um marco para a história dos games e também uma verdadeira aula de design de fases. Em poucos segundos, tudo o que precisamos saber sobre Super Mario Bros. nos é ensinado sem que seja preciso em nenhum momento pausar a ação. Todas as lições são orgânicas, sutis e auto-explicativas.

O mundo 1-1 de Super Mario Bros. está praticamente marcado em brasa na memória de qualquer fã do mascote da Nintendo, e até mesmo de quem não vai com a cara do Mario ou mesmo de videogames. Se você nunca acompanhou o seu percurso, do primeiro Goomba até o castelinho, você precisa urgentemente arranjar um Nintendinho -- ou Wii, ou Wii U, ou 3DS... -- para corrigir essa falha no seu currículo. Faça isso agora. Já. Imediatamente.
Fonte: IGN
Share on Google Plus

About ZeoN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário